Quem Somos
Contactos
- R. Olímpio Nicolau Rui Fernandes, 3000-303 Coimbra
- +351 239 701 391
- culturacentro@drcc.gov.pt
- culturacentro.gov.pt
Newsletter
Subscreva a nossa newsletter e receba as últimas novidades do CEV comodamente no seu e-mail.
MSCV E0116| 60CL
Laje tumular em calcário, proveniente do pátio interior do Claustro. A tampa de sepultura cobre os restos mortais de Soror Margarida da Conceição.
No espaço central da laje, delimitado por sulco que forma moldura simples, a inscrição, em capital quadrada, identifica a defunta. Sob a epígrafe, em baixo relevo, duas chaves cruzadas.
Leitura: Soror Margarida da Conceição. Faleceu a 26 de outubro de 1597
Datação: Século XVI – 26 de outubro de 1597.
Dimensões máximas: Comprimento – 190cm; Largura – 80cm.
A informação epigráfica apenas nos permite saber que se trata de um membro da comunidade conventual, cuja identidade se desconhece, pois, como consta na sepultura, apenas apresenta o nome de profissão - “Margarida da Conceição” - que adotou.
Contudo, ainda que seja escassa a informação disponível, pensamos que a religiosa possa ter desempenhado o cargo de porteira, uma vez que na sua lápide funerária estão presentes duas chaves.
Esta sepultura foi escavada em 1998. No interior, colocado diretamente sobre a terra e em decúbito dorsal, foi identificado o esqueleto pertencente a um individuo do sexo feminino, com idade superior a 50 anos à altura da morte. Associado ao enterramento, destacam-se duas medalhas devocionais e uma moeda do reinado de D. Afonso V.
Subscreva a nossa newsletter e receba as últimas novidades do CEV comodamente no seu e-mail.
© 2021 Direção Regional de Cultura do Centro. Todos os direitos reservados