A Vinha

“Na Vindima de cada sonho,

fica a cepa a sonhar a outra aventura

e a doçura que não se prova,

transforma-se numa outra

muito mais doce e pura.”

Miguel Torga

A vinha, à semelhança da oliveira, é produzida pelas várias populações do Mediterrâneo. Julga-se que foi aqui que, há mais de 5 mil anos, foi criada a tecnologia que permite transformar a uva em vinho.

As formas de consumo da uva são muitas e são utilizadas em toda a área da cultura mediterrânica. Sabe quais são? A fruta, consumida fresca ou seca, o vinho e o tempero culinário (o vinagre e o agraço).

As vinhas podem ser produzidas de forma diferente, conforme a região e o tipo de solo. Por exemplo, Portugal é conhecido pelas paisagens das vinhas em socalcos, no Douro, e pelas planícies de perder de vista das outras regiões vitivinícolas.

Visualmente, as vinhas marcam a nossa cultura não apenas na paisagem natural, mas também na arte. Vamos descobrir alguns exemplos!

Mosaico do Outono | Villa Romana do Rabaçal

Descrição técnica: 

Segunda metade do Séc. IV | RAB. Mosaico X4

Figura desenhada a 3/4, olha à direita e representa a estação do outono. Apresenta cacho de uvas, com folhas de videira e gavinhas, à esquerda. O rosto pequeno de olhos grandes, penteado alto cobrindo a testa, nariz curto, madeixa sobre a face e pequena trança caída, dobrada com travessão dum lado e doutro de cabeça, tem um ar juvenil e olhar luminoso. Veste túnica e stola cobrem-lhe os ombros. Exibe fita e diadema no cabelo, colar no pescoço e peitoral de pendentes sobre a orla da túnica drapeada. À direita vemos cesta de entrançado com folhas de acanto.

Bagos de uva (fragmento de pilastra) | Espaço-Museu da Villa Romana do Rabaçal

Descrição técnica:

Século IV d. C. | RAB. 90.17

Pequeno fragmento de pilastra, em Baixo relevo, onde é visível um galho de cacho de uvas. Servia de decoração parietal. Existe um fragmento no Museu Municipal Santos Rocha, na Figueira da Foz, recolhido no Rabaçal, por Santos Rocha em 1905, onde são evidentes os galhos de cacho de uva.

A Vindima | Museu José Malhoa

Descrição técnica: 

1918 | MJM Esc 12

Obra de Henrique Moreira (1890-1979) de temática rústica, em bronze, representando um grupo de três figuras femininas e duas masculinas, pousando entre as vinhas com cestos carregados de uvas, depois da vindima.

As representações da temática rural foram particularmente queridas a Henrique Moreira que, para além desta cena da Vindima, deixaria também as figuras isoladas do Vindimador e da Vindimadeira.

Museus presentes na sala A Vinha

Outras salas da exposição

69_render
Tampa de sepultura: Abadessa Beatriz Afonso Pimentel
65_render
Tampa de sepultura: Maria de Menezes
60CL_render
Tampa de sepultura: Soror Margarida da Conceição
28CL_render
Tampa de sepultura: Madre Soror Brites da Rainha Santa
22CL_render
Tampa de sepultura: Luísa da Silva
21CL_render
Tampa de sepultura: Soror Margarida
20CL_render
Tampa de sepultura: Loba
18CL_render
Tampa de sepultura: Margarida de Castro
13CL_render
Tampa de sepultura: Soror Marta das Chagas
2CL_render
Tampa de sepultura: Soror Maria (?)
1CL_render
Tampa de sepultura: Dona Maria de Castro
cavaleiro
A Guerra
azulejo-mudejar
Persistências Culturais
lucerna
O Azeite
festejando
O Vinho